quinta-feira, 6 de novembro de 2008

FILME ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

FICHA TÉCNICA DO FILME

Título do filme: Ensaio sobre a cegueira
Origem da Criação do Tema: do livro de José Saramago de 1995.
Atores principais: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Gael Garcia Bernal.
Localização da filmagem: São Paulo e Buenos Aires
Produção: Andréa Barata Ribeiro, Niv Fichaman, Sonoko Sakai
Ano: 2008
Duração: 124 min.
CENA DE MAIOR INFLUÊNCIA OU IMPACTO - JUSTIFIQUE
A cena em que as mulheres vendem o seu corpo em troca de comida. A cena é chocante e demonstra até do que o ser humano é capaz de fazer para defender a vida: vender a dignidade ou deixar todos morrerem?

IDÉIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME
É preciso educar o olhar para realmente ver.


ENREDO

O vencedor do Prêmio Nobel de literatura, José Saramago, e o aclamado diretor Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel, Cidade de Deus) nos trazem a comovente história sobre a humanidade em meio à epidemia de uma misteriosa cegueira. É uma investigação corajosa da natureza, tanto a boa como a má - sentimentos humanos como egoísmo, oportunismo e indiferença, mas também a capacidade de nos compadecermos, de amarmos e de perseverarmos.
O filme começa num ritmo acelerado, com um homem que perde a visão de um instante para o outro enquanto dirige de casa para o trabalho e que mergulha em uma espécie de névoa leitosa assustadora. Uma a uma, cada pessoa com quem ele encontra - sua esposa, seu médico, até mesmo o aparentemente bom samaritano que lhe oferece carona para casa terá o mesmo destino. À medida que a doença se espalha, o pânico e a paranóia contagiam a cidade. As novas vítimas da "cegueira branca" são cercadas e colocadas em quarentena num hospício caindo aos pedaços, onde qualquer semelhança com a vida cotidiana começa a desaparecer.
Dentro do hospital isolado, no entanto, há uma testemunha ocular secreta: uma mulher (JULIANNE MOORE, quatro vezes indicada ao Oscar) que não foi contagiada, mas finge estar cega para ficar ao lado de seu amado marido (MARK RUFFALO). Armada com uma coragem cada vez maior, ela será a líder de uma improvisada família de sete pessoas que sai em uma jornada, atravessando o horror e o amor, a depravação e a incerteza, com o objetivo de fugir do hospital e seguir pela cidade devastada, onde eles buscam uma esperança.
A jornada da família lança luz tanto sobre a perigosa fragilidade da sociedade como também no exasperador espírito de humanidade.

CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA (Meios tecnológicos na ação pedagógica)
A análise do enredo e dos recursos utilizados no filme nos mostra possibilidades variadas de uso dos meios tecnológicos. Além do mais, a reflexão sobre o filme nos trás ensinamentos de vida, despertando a sensibilidade no olhar e visão do todo.

RELACIONE AS CONTRIBUIÇÕES DO FILME À SUA FORMAÇÃO
Como educador, diria que as principais lições do filme dizem respeito à educação do olhar e percepção do que o ser humano é capaz quando tem sua vida ameaçada. O filme é uma demostração da condição humana.

COMENTÁRIOS FINAIS E/OU SUGESTÕES

Este filme é uma boa opção para levar o cinema até a sala de aula. De forma mais lúdica é possível refletir sobre questões fundamentais à educação.

2 comentários:

Anônimo disse...

O filme é chocante, tem cenas arrasadoras, mas é excelente para colaborar com o aprendizado de alunos e daquelas pessoas que são desumanas. Renatinha limma. >abraço<

Anônimo disse...

Renatinha lima*